Panqueca de banana e cacau... sem cacau
27, janeiro 2014

Panqueca de banana e cacau... sem cacau

Panqueca de Banana e Cacau

Passado o furor do lançamento do my precious, voltei a minha atenção ao fuzuê de obras do Espaço Chocolatria.

No primeiro dia de obra, lembrei-me do por quê de ter largado desse ramo… no último, o nervo involuntário da face estava prestes a pulular, a minha mente a explodir, dark side aflorado e a idéia de uma fuga não planejada para qualquer direção e sem volta marcada muito me seduzia.

Dizem que o bacana da coisa não é o chegar lá e sim curtir o processo em si. Mas é muito difícil curtir a paisagem, quando o cenário é caos, desordem, quebradeira, filhos carentes, almoços inexistentes e noites mal dormidas por conta de preocupações…

Imaginem uma maluca descabelada com fome, sono e humor afetado *-*

Inauguramos o espaço aos trancos e barrancos. Muitas coisas serão ajeitadas aos poucos, mas a cozinha já está funcionando a todo vapor para as aulas Chocolatria que reiniciaram na semana passada \o/
Espaco ChocolatriaFelizmente as nuvens pretas estão dando lugar a um céu lindo, sol forte e vento gostoso…

Findado o período obscuro de gastos e zicas de obra, me animo com o potencial do espaço e suas inúmeras possibilidades. Muitas idéias, planos e pessoas maravilhosas estão chegando até a mim. Estou conseguindo direcionar as minhas aulas durante a semana para ter o valioso final de semana com a família {que demorou 4 anos para vingar!}. Planejo um período semanal para me dedicar às receitas deste blog… coisa que adoro e faço com muito amor. E quando menos esperarem, inauguraremos uma lojinha com os nossos produtos para o público direto.

Depois de 11 anos de labuta, o sonho se realiza. Obrigada a todos que me incentivaram, compraram os docinhos da Divas Chocolates e aos meus alunos.

Vocês fazem parte da minha história.

***********************************************
Sobre a panqueca de banana e cacau, sem cacau:

Num dia desses de tormenta, fui salva por Divinha que me lançou uma bóia em forma de panquecas. Fazer panquecas é uma das atividades mais comfort que existe. Uma misturinha despretenciosa, fácil… e que rende uma massa fofinha, gordinha, quentinha e gostosinha. Um excelente calmante para corações agitados e mãos nervosas.

Esta foi a primeira receita do meu livro, testada por mãe e filha. Aliás, quem ainda não viu o meu livro, dêem uma olhadinha na página da dedicatória que derreteu o coração de muitos leitores:
Dedicatória do LivroÓóunnnnnn… {hárara…}

Adoro tudo com cacau, óbvio. Mas na hora da receita não tinha na minha despensa, para a minha vergonha e decepção.

Casa de ferreiro, espeto de pau…

Panqueca de banana e cacau:
Extraído do meu livro “Loucuras de Chocolate”

Rendimento:
Cerca de 5 panquecas com 10 cm de diâmetro

Ingredientes:
* 70 g de farinha de trigo
* 7 g de fermento em pó
* ¼ colher (chá) de bicarbonato de
sódio
* 30 g de açúcar mascavo
* 10 g de açúcar refinado
* 7 g de cacau em pó
* ½ colher (chá) de canela em pó
* 1 ovo grande batido
* 120 ml de leite
* 12 g de manteiga derretida
* 3 bananas firmes e maduras do tipo “nanica” cortadas em rodelas com cerca de 1 cm de espessura

Modo de fazer:
Em uma vasilha, peneire os ingredientes secos: a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato, os dois tipos de açúcar, o cacau e a canela em pó. Em outra vasilha, junte o ovo batido, o leite e a manteiga derretida. Bata bem e só então adicione os ingredientes secos.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouquinho de manteiga. Disponha 5 fatias de banana na frigideira e em seguida verta da massa de panqueca.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos ou até que bolhas se formem em sua superfície e que o fundo esteja douradinho.

Dica: Caso deseje mais praticidade, pique as bananas e misture à massa antes de levá-la à frigideira.
Para evitar que a panqueca se quebre ao virar, vire-a sobre outra frigideira aquecida com manteiga e finalize o cozimento. Coloque em um prato e sirva imediatamente.

*Uma combinação deliciosa seria servi-la com maple syrup, mas você pode optar também por mel ou uma misturinha de açúcar e canela.