Palha italiana de chocolate
05, março 2014

Palha italiana de chocolate

Palha italiana de chocolateAh, como adoro o Carnaval…

Apesar de ter nascido no dia comemorativo do samba, nasci avessa às celebrações de rua, ziriguiduns e terecotecos. Só para você ter idéia, quando criança eu preferia assistir aos anúncios das notas das escolas de samba do que o desfile em si.

Me perdoem aficcionados pelo Carnaval, mas esta sou eu.

Ah, mas como adoro o Carnaval e seu período de ócio prolongado sem culpa nenhuma. Afinal, para mim soa pecaminoso, sofrido, inútil e desnecessário trabalhar enquanto todo o país se mata de beber, grita aleluia e come como se não o amanhã não existisse.

A família Chocolatria tomou rumo ao campo bucólico e se aconchegou na já conhecida chácara de D. Melô. Comi muito bem, dormi bastante, desconectei do trabalho e testei receitas para o blog.

Voltei feliz… felizz…. felizzzzz…
Palha de ChocolateSegue uma receitinha de fácil aceitação popular. Geralmente a palha italiana é feita com massa de brigadeiro branca, mas como tenho um devil inside insistente, sempre acho que com chocolate tudo fica mais gostoso.

É uma massa de brigadeiro gourmet em ponto de enrolar, simplesmente misturada a biscoitos quebrados ♡

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
50g de manteiga sem sal
60g de creme de leite
100g de chocolate em barra – usei um 50%. Caso prefira, você pode substituir por chocolate em pó ou chocolate em barra ao leite, meio amargo, etc…
cerca de 3/4 de um pacote de bolacha maisena quebrado
açúcar refinado para envolver

Modo de Fazer:
Leve o leite condensado, a manteiga, o creme de leite e o chocolate em barra picado em uma panela de fundo grosso ao fogo moderado. Quando iniciar uma breve fervura, abaixe o fogo e misture sem parar até obter uma massa em ponto de enrolar. Você pode fazer um teste de ponto, retirando a panela do fogo e levando uma pequenina porçao espatulada em uma louça congelada ao freezer por cerca de 5 minutos. Passado este tempo, se você conseguir bolear com tranquilidade, chegou ao ponto certo. Adicione as bolachas quebradas, misture até envolver por completo e modele em uma forma forrada com papel filme, papel manteiga ou celofane transparente. Nivele e leve à geladeira até firmar. Quando endurecer, desenforme, retire o invólucro e corte em quadrados. Passe em seguida no açúcar refinado.

Um obrigada especial e um beijinho com sabor de palha italiana à minha querida modelo Tici:
Palha de Chocolate e minha modelo Tici