Jujuba de feijão - ”Promoção Camil: com seu tempero fica muito mais gostoso”
30, setembro 2013

Jujuba de feijão - ”Promoção Camil: com seu tempero fica muito mais gostoso”

Jujuba de feijãoAté conhecer a guacamole, repugnava a idéia de comer abacate temperado como salada. Como assim? Para mim, a combinação de açúcar e suco de limão era perfeita. Para que mexer no que dá certo?

Anos e anos atrás, o meu irmão mais velho fez um intercâmbio em terras americanas. Morou por um tempo na casa de uma senhorinha. Senhorinha fofa, a ponto de querer lhe agradar preparando uma refeição típica de seu país.

Vocês comem feijão com arroz no Brasil? Que exótico!

Horas depois, o meu irmão empurrava goela abaixo uma generosa porção de arroz com feijão… doce. Com um sorriso ‘verde-amarelo’, disse que durante a refeição quase escorreu uma lágrima em seu rosto.

Feijão doce pode causar certa estranheza para alguns de vocês, mas aposto uma jujubinha {de feijão} que você não torceria o nariz para esta versão. Baseado no amanattodoce típico japonês – apresento uma versão abrasileirada e ultra simplificada da original. Há tempos desejava testar uma versão de amanatto e os ventos conspiraram a favor. Semana atrás, recebi uma caixinha de feijão Camil pronto para uso via correios, acompanhado de uma cartinha divulgando este concurso de receitas. A Camil é uma das empresas participantes do 2o. Encontro Gourmet de blogueiros {a ser realizado no dia 02 de novembro e organizado pelas super poderosas Cecilia Padilha, Sandra Reis e Dani Abolin} e este concurso é um simpático aquecimento do evento que promete dar o que falar.

Oraoraora… feijão… amanatto…concurso de criatividade. Por que não?

Deu muito certo e com orgulho, digo que Divo Pai aprovou e Divinha adorou.
Jujuba de Feijão
Ingredientes:
1 pacote de feijão pronto para uso Camil
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água

Modo de Fazer:
Escorra a água da caixinha de feijão pronto. Reserve.
Leve a mistura de água e açúcar em uma panela de fundo grosso. Ferva até o açúcar se dissolver por completo. Desligue o fogo e adicione os feijões coados. Guarde esta imersão dos feijões em calda em um pote fechado, de um dia para o outro na geladeira.

Colocar em um saco plástico limpo e grande:
1+1/2 xícara (chá) de açúcar
1+1/2 colher (sopa) de canela em pó

Modo de Fazer:
Chacoalhe a mistura de açúcar e canela para que os dois ingredientes se misturem.
Coe o feijão adormecido em calda e descarte a calda de açúcar. Disponha os grãos de feijão no saco plástico, na mistura de açúcar e canela. Torça a ponta do saco e chacoalhe para que todos os grãos sejam envolvidos no açúcar. Despeje esta mistura em uma peneira grossa, reservando a mistura de açúcar e canela restante. Disponha o feijão açucarado em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 minutos. Durante este tempo, o feijão soltará água e o açúcar irá caramelizar, formando um caramelo ralo. Passado este tempo, coe o feijão com uma escumadeira (ou peneira de metal) e jogue o feijão na mistura de açúcar e canela reservada, envolvendo-a por completo. Deixe esfriar por completo. Quando estiver frio, acondicione em potes bem fechados.
Jujuba de feijão