Bolo de Crepes - Aniversário da Lalinha
24, agosto 2007

Bolo de Crepes - Aniversário da Lalinha

Todo dia é um ótimo dia para se comemorar, não é mesmo? Principalmente quando se têm em casa uma linda baby e um lindo marido! A chegada da Lalinha (o nome dela certinho é Larissa) foi uma graaaande alegria não só para mim e o Marcelo, mas também para os vovós babões, tios, priminhos, papagaios e periquitos. A sensação de ser mãe é mágica… e o ambiente vira de festa! Bom, nada mais ” a ver” do que comemorar o seu aniversário de 12 dias (?!) com um bolo bem bolado.
Entrando no site da Patricia Scarpin*, me encantei com esse bolo de crepes!! Achei chiquééérrimo, desafiador e no mínimo devia ser delicioso! Como boa sagitariana, é claro que tinha que fazer algumas alterações…mas acho que deu certo e com visual bonito, pois este já foi até alvo de chantagem (“Só vou te visitar se você fizer “aquele” bolo).Deu no que deu…de tão bom, já o fiz 3 vezes! Agora preciso trocar o disco e variar de receitas, senão todos nós viraremos bolinhas…já que essa receita é tão boa quanto engordativa!!!!
Achei muito divertido fazer essa receita! Exige uma paciência de Jó no preparo das panquecas…mas se for encarado como uma brincadeira, você faz rapidinho e no final está até fazendo graça rodopiando-as no ar (ok,ok…muita pretensão de minha parte…rs). Em relação ao recheio, fiquei com preguiça de fazer o merengue e achei a quantidade de Nutella módica…por isso fiz as substituições! Ficou uma delícia!! O sabor é muito suave e saboroso!
E o melhor: é possível congelar os crepes (um em cima do outro, embrulhado em papel alumínio) e o recheio por um bom tempo! Quando você precisar de uma sobremesa requintada, é só descongelar em temperatura ambiente e montá-lo…você receberá os seus amigos sem estar exausta, descabelada e sem cara que deu um trabalhão para fazer essa receita de visual muito bonito.

Para a cobertura, preferi optar por uma receita básica de trufa de conhaque e polvilhar com cacau em pó.

Vamos à receita!

Bolo de crepes de chocolate

receita base de Martha Stewart*
receita base traduzida de Patricia Scarpin*

xícara medidora de 240ml

Massa dos crepes:
170g (¾ xícara) de manteiga sem sal gelada, picada
225g de chocolate meio-amargo
210g (1 ½ xícaras) de farinha de trigo
67g (1/3 xícara) de açúcar
½ colher (chá) de sal
600ml (2 ½ xícaras) de leite integral em temperatura ambiente
6 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Recheio de avelã:
400 ml de creme de leite fresco
300 g de açúcar
350 g de manteiga sem sal, em pedacinhos, amolecida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
140g (1 copo) de Nutella
1 pitada de sal
Cerca de 1 xic. (110grs) de avelãs picadas (que será salpicada sobre o recheio a cada 3 crepes)

Cobertura de chocolate:
250 grs de chocolate meio amargo
150 ml de creme de leite sem o soro
1 1/2 colher de conhaque

Modo de Fazer – Massa:
Ferva 60ml (¼ xícara) de água em uma panelinha em fogo médio-alto. Adicione a manteiga, 1 pedaço por vez, mexendo bem com um fuê a cada adição. Retire do fogo e junte o chocolate. Mexa até dissolve-lo completamente. Reserve.Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela média. Em outra tigela média, misture bem o leite, os ovos e a baunilha. Junte esta mistura à mistura de farinha aos poucos, mexendo até que fique uma mistura lisa. Adicione o creme de chocolate e mexa até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira e descarte quaisquer carocinhos. Coloque a massa numa tigela bem fechada (tipo Tupperware) e refrigere por 2 horas ou de um dia para o outro.Aqueça uma crepeira/frigideira anti-aderente de 20cm em fogo baixo e pincele com manteiga derretida – aqui fiz uma alteração. Os crepes que saíram destruídos foram feitos com a crepeira untada. A partir do momento que parei de untar não perdi mais nenhum crepe.Coloque porções de massa na crepeira – usei uma concha com capacidade para 3 colheres (sopa) – e frite-os em fogo baixinho, virando depois de aprox. 30 segundos, ou quando as beiradas já estiverem secas. Frite o outro lado também.Coloque os crepes prontos em um prato e continue repetindo o procedimento até a massa acabar.Os crepes podem ser guardados na geladeira, cobertos com filme PVC, por 1 dia – retire-os um pouco antes de começar a montar o bolo.Rend.: 32 crepes.

Modo de Fazer – Recheio:
Bater o creme de leite fresco em chantilly e reservar na geladeira. Bater a manteiga amolecida, juntar o açúcar, a baunilha e o sal. Juntar a Nutella, batendo até que esta mistura fique homogênea. Verter essa mistura sobre o chantilly e misturar com o auxílio de uma espátula. Levar à geladeira por 30 minutos, até firmar.

Modo de Fazer – Cobertura:
Derreter o chocolate meio amargo em banho-maria ou em microondas (potência média – 50% – por aproximadamente 2 minutos). Misturar o creme de leite e o conhaque ao chocolate com o auxílio de um fouet , até ficar homogêneo.

Montagem do Bolo:
Para montar o bolo, coloque um crepe num prato de bolo. Espalhe cerca de 3 colheres (sopa) de recheio e cubra com outro crepe.Salpique as castanhas picadas a cada 3 massas de crepe, para um efeito crocante. Continue o procedimento até acabar o recheio e os crepes, terminando com um crepe.Leve à geladeira por 15 minutos ou até que esteja firme. Cobrir com a ganache e polvilhar com cacau em pó.