Bolo de brigadeiro e framboesas
18, setembro 2013

Bolo de brigadeiro e framboesas

Bolo de brigadeiro e framboesas
Status: Atarantada, com a língua de fora e levando em paralelo uma porção de projetos bacanas. Entusiasmada, ligada nos 440V, ora insomníaca, ora sonolentíssima. Idéias borbulhando na cabeça, muita fé e diversão. Lambendo os filhos. Olheiras em destaque e uma vontade infinita de levar Divinha para pular ondas na praia numa segunda-feira qualquer.

Ótima semana para todos.

Segue um bolo escandaloso de gostoso para vocês.

Grande abraço,
Simone
charlote5
A massa é delicada e pouco doce, por isso a bomba calórica no recheio. As framboesas contribuem no equilíbrio de doçura. Levei este bolo numa festinha e não sobrou uma lasquinha para contar história.

Ingredientes do bolo:
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1.3/4 xícara (chá) de farinha de amêndoas
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1/4 xícara (chá) de leite

Modo de Fazer:
Unte e polvilhe uma fôrma redonda, de cerca de 25 cms de diâmetro. Forre o fundo com um disco de papel manteiga, também untado e polvilhado.
Em um bowl, misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento em pó.
Separe as gemas das claras em neve. Misture as gemas com o açúcar refinado com o auxílio de um fouet. Adicione o creme de leite, o leite e misture até obter uma mistura homogênea. Agregue a mistura das farinhas e misture delicadamente até incorporar.
Bata as claras em neve e adicione à mistura. Misture delicadamente, somente o suficiente para agregar.
Leve ao forno pré-aquecido a 180oC e asse por cerca de 40-50 minutos, ou até espetar um palito e este sair seco. Deixe esfriar por completo para só então fazer 2 cortes, obtendo 3 discos de bolo.
charlote8
charlote6

Recheio:
1 lata de leite condensado Moça
1 colher cheia (cerca de 25 g) de manteiga sem sal
20g de cacau em pó
100 g de chocolate meio amargo ou amargo
200ml de creme de leite

Modo de Fazer:
Leve todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso ao fogo. Ao menor sinal de fervura, abaixe o fogo e cozinhe pacientemente até a massa encorpar e obter ponto de mingau grosso. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Complemento do recheio: opcional
Cerca de 300g de dulce de leche argentino (opcional)
charlote7
Cobertura de ganache:
250g de chocolate meio amargo
150g de creme de leite com 25% de gordura

Modo de Fazer:
Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas na potência média. Quando estiver liso e homogêneo, adicione o creme de leite. Misture vigorosamente com uma espátula. Reserve.

Decoração:
2 caixas de framboesas frescas
Cerca de 100g de crispearls dark – bolinhas crocantes amargas belgas
1 caixa de biscoitos champagne
Fita

Montagem:
Corte o bolo em duas partes, obtendo deste modo 3 discos de bolo. Aplique metade do recheio de brigadeiro e dulce de leche em um disco. Cubra com o segundo disco e repita a operação, finalizando com o último disco de bolo. Cubra todo o bolo com a cobertura de ganache, alisando com o auxílio de uma espátula. Disponha os biscoitos champagne em toda lateral do bolo. Enfeite com framboesas, crispearls e arremate o seu bolo com uma fita rendada.
charlote2