Bala de brigadeiro
24, março 2014

Bala de brigadeiro

Bala de brigadeiro A gata Chèrie que me acompanhou por mais de uma década, virou uma estrelinha recentemente.

Nos primórdios tempos de arquiteta, a recolhi quando a encontrei na minha vaga de estacionamento, parindo filhotes. Ela não era uma simples gatinha. Por trás daqueles olhos coloridos {azul de um lado, verde de outro}, habitava um espírito evoluído que equilibrava o ambiente do lar, consolava corações, relevava apertões e puxões dos meus filhos passivamente e apesar do background indefinido, nunca me deu trabalho.

Ela era realmente especial.

Preparei o espírito de Divinha com grande antecedência, mas esqueci de preparar o meu. Supri um pouco dessa carência, adotando recentemente 3 babies Buda indianos {um deles na foto acima!} que avistei numa vitrine e me apaixonei de imediato. Não tenho mais o “welcome back home” da gata Chèrie, mas ao menos quando chego no espaço Chocolatria sou recebida por esses bebês fofos que me saúdam e animam o meu astral.Bala de brigadeiro

Segue uma receitinha de bala de brigadeiro, feito em parceria com as minhas divetes Manú e Sissy. Estas balas ficaram deliciosas, principalmente se consumidas no dia. Dica: são congeláveis!

Ingredientes:
Rendimento: esse tanto de balas mostradas na foto

1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite
300g de creme de leite
20g de manteiga sem sal
100g de chocolate amargo – utilizado dark Callebaut com 53,8%
20g de glucose transparente

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando. Cozinhe até obter ponto de corte. Você pode certificar se o ponto é o ideal fazendo um teste de resfriamento rápido de sua massa. Espatule uma fina porção da massa em uma travessa congelada e leve ao freezer por cerca de 5 minutos. Passado este tempo, verifique se a massa possibilita bolear perfeitamente e se esta bolinha está bem firme {ponto de toffee}. É um ponto mais puxado de panela do que o ponto de brigadeiro convencional de enrolar, cerca de 10-15 minutos a mais na panela. Portanto, preparem os bracinhos!

Amorne a massa pronta para só então enformar em uma assadeira previamente forrada com duas tiras de papel celofane, compridas o suficiente para cobrir a barra por inteira. Leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até estar firme o suficiente para cortar em tiras e depois em quadradinhos. Embale cada quadradinho logo em seguida em um quadrado de celofane de torção. Enjoy.Bala de brigadeiro