Blog

{Gulodices do dia}: Feirinha Gastronômica

Feirinha Gastronômica
Hoje foi dia de Feirinha Gastronômica. Como sempre, uma experiência que anima as minhas papilas gustativas.

Todo domingo, na Praça Benedito Calixto, 85.

Site: Feirinha Gastronomica


Cacau: Alimento dos deuses

Cacau
Amo…amo…amo…amo…amo…amo…

Para quem nunca experimentou esta fruta vistosa e fotogênica, devo-lhes dizer que a polpa em nada remete o sabor do conhecido chocolate. Suculenta, tem textura parecida com jaca e atemóia e o sabor me lembra uma mistura de banana, atemóia e lichia.
Cacau
Suave, delicada e doce na medida. Dentro da polpa, surge a bela semente de cacau, que pode virar nibs de cacau {após a fermentação, torrefação, descasque e quebra da semente}. Estes nibs de cacau são utilizado por alguns como acabamento de doces gourmet, podem dar origem ao pó de cacau e manteiga de cacau ou virar pasta/líquor de cacau, que seria a alma de um bom chocolate.
Divinha segurando sementes de cacau
Na foto, Divinha segurando as sementes de cacau em suas mãos. ♥


S'more

smore3

Give me SOME MORE!
Give me S’MORE!

Há tempos desejava experimentar este clássico americano. Gordo e trash? SIM, com todas as letras. Mas quem nunca experimentou um s’more na vida, não tem noção de quão fascinante, lúdica e divertida é a sua execução. E como dá vontade de comer somemoresomemore um atrás do outro.

Duas bolachas levemente adocicadas e crocantes, recheadas com um pedaço de chocolate maciço e um marshmallow tostado na chama do fogo. Ao apertá-lo, o marshmallow esmorece e faz pshuuuu…
smore2

Em tempo: alguém se habilita a testar um s’more brasileiro, com bolacha maria, goiabada cascão e queijo mussarela queimado na boca da chama? o/

Todos os ingredientes foram trazidos pela minha amada prima Dulk, que reside nos EUA ♥

Ingredientes:
Bolachas Grahan Crackers- é comumente vendida nos supermercados. Você pode fazer esta receita caseira ou substituir por bolacha maria.
Tabletes de chocolate ao leite ou meio amargo
Marshmallows
Palito de churrasco

Modo de fazer:
Disponha um pedaço generoso de chocolate sobre uma das bolachas. Espete o marshmallow no palito e leve à boca da chama/lareira/churrasqueira. Deixe dourar. Disponha imediatamente o marshmallow quente sobre o tablete de chocolate e finalize o sanduíche com a segunda bolacha. Coma e peça some more.
smore1


Kuri {Castanha Portuguesa}

Castanhas Portuguesas
Celebramos mais uma primavera de Divo Pai. O meu stalker favorito e observador onisciente de redes sociais. Sábio nas palavras… e também no mundo da confeitaria. Assim como Le Corbusier, Divo Pai já me disse outrora que “less is more”. Concordo plenamente e acredito que mereço a sua benção para tatuar esta premissa na palma da minha mão. Em certos momentos de euforia na cozinha, podemos ser tomados por um surto “endorfinático” e levados a cometer um homicídio culinário culposo.

Fato: ele ama castanhas portuguesas.

Pois bem, comprei lindas castanhas, bojudas, descascadas e prontas para cozimento no antro da perdição. Imaginei que potencializá-las em forma de uma sobremesa diferente para a sua festinha seria uma boa idéia.

Ledo engano.

Cozinhei as castanhas em uma calda rica em sabores, feita com açúcar queimado, maple syrup e fava de baunilha. Uma base perfeita para conservar as castanhas em forma de compota. Se apurada, juro ser uma das melhores caldas para sorvete do universo.
Calda
Eu poderia ter parado por aqui… ahh, como deveria. Mas o espírito bobo de blogueiro e sua necessidade constante de testar formas diferentes de apresentação me levou a acometer uma atrocidade sem volta: processar as luxuosas, adocicadas e temperadas castanhas com creme de leite fresco, na tentativa de compor uma verrine besta {traduzindo: doce de copo}, intercalando camadas do creme, com castanhas pedaçudas e calda apurada.

Resultado? Ficou linda, but over.

Acredito que o diálogo parafraseado do Bolo de Laranja do Pai, com a temática da castanha provavelmente desenrolaria da seguinte forma:

Pai?
“Hmm”
De que jeito você quer as suas castanhas?
“Cozidas”
Sem calda de açúcar queimado, maple e baunilha?:-*
“Sem nada, só a castanha.”
Sem transformá-la em um purê para depois ser misturada à um creme de leite fresco, batido em chantilly mole?
“Sem nada, só a castanha. Gostoooso.”

Mais uma lição assimilada.

Ingredientes:
1 kg de castanhas portuguesas descascadas – comprei cruas e já descascadas

Modo de Fazer: Cozinhe em uma panela até ficarem macias, em torno de 30 minutos. Esta é a forma de consumo indicada do pai.

Calda:
1 xícaras(chá) de açúcar
1 xícara(chá) de maple syrup
1 fava de baunilha
4 xícaras(chá) de água

Modo de Fazer: Caramelize o açúcar em uma panela até ficar bem escuro. Adicione a água, o maple syrup e a fava de baunilha aberta {raspe as sementinhas também} e deixe apurar até o caramelo se dissolver e uma calda se formar. Deite as castanhas neste caldo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até ficarem macias. Esta é a minha versão favorita. Guardaria as castanhas em potes grandes de vidro ou compoteiras com a calda do cozimento.
Verrine
Versão hardcore de sobremesa:
500g de castanhas cozidas
400ml de creme de leite fresco com 35% de gordura
Para adoçar: calda do cozimento apurada

Modo de Fazer: com o auxílio de um mixer ou processador, processe as castanhas até formar um purê. Bata o chantilly até obter ponto mole. Adicione o purê de castanhas e misture delicadamente até incorporar. Monte tacinhas, dispondo em camadas: as castanhas cozidas, o creme de castanhas e finalize com a calda do cozimento apurada.


Instagram

Divas no Instagram

Sou do tipo que reluta para aderir a uma novidade. Demorei anos luz para abrir uma página no Facebook… uma conta no Linkedin… e acredito que sou a última pessoa na face da Terra a entrar no Instagram. Porém, quando entro, acho tudo lindo e maravilhoso! Hárara… mérito do meu amigo Vh-san, que vive me cutucando.

Faz um mês que abri uma conta no Instagram. Tenho postado diariamente as fotos dos trabalhos realizados pela Divas.:.Chocolatria. Estou aqui justamente para convidá-lo para conhecer a minha conta Divas.:.Chocolatria no Instagram.

Volto em breve com uma receitinha!!
Obrigada e um grande abraço!


Chocolatria {to go}: Pão de Mel Gift

Pão de mel gift Divas.:.Chocolatria

Esta é a primeira ação promocional da Divas, através da linha Chocolatria {to go}. Sim, meus leitores amados, esta é uma boa oportunidade para vocês experimentarem os nossos produtos com preços promocionais e quantidades reduzidas. Como bem sabem, o nosso trabalho é focado em eventos sociais, corporativos e vendas a cento…mas confesso que há tempos estava “super-a-fim-de” abrir este braço varejista na Divas. Quem sabe um dia isso não dá samba vira uma loja? 😉

Periodicamente, ofereceremos um produto promocional e com distribuição para todas as cidades brasileiras atendidas pelo sistema Sedex dos Correios. Para estar a par das novidades, curta a nossa página do facebook:

Chocolatria no Facebook

Se você é já é seguidor de nossa fanpage, corre lá! Está rolando um sorteio bacana 😉

Queridos leitores, espero que os nossos chocolates adocem a semana de vocês e providenciem energia e bom humor suficientes para encarar os dias frios que seguem.

Endorfinas para dar e vender!!!
Chocolatria {to go}: Pão de mel


Brownie Diet

Brownie Diet
Brownie… um dos doces mais simples do universo da confeitaria, mas com resultado bombástico de bom. O único risco que você pode correr é bobear com o tempo de forno e ter em mãos um bolinho substancioso de chocolate. Para obter o efeito desejado, isto é, molinho no miolo como este, dou um conselho de amiga: pajeie o seu forno. Ao menor sinal de uma crostinha fina e delicada na superfície, retire a assadeira do forno. Não abstraia, não assista novela, nem saia para dar uma voltinha depois de colocá-lo no forno.

E muito menos!!! Não resolva tomar um banho durante o seu cozimento… como esta quem vos fala.

Sim, fiquei com um brownie-cake nas mãos!:(

Ingredientes:
150 g de manteiga sem sal
250 g de chocolate ao leite diet Nestlé
4 ovos grandes
1/2 xícara de adoçante de forno e fogão
1.1/2 colher(chá) de baunilha
150 g de farinha de trigo
180 g de chocolate ao leite ou meio amargo diet Nestlé picadinho
1/2 xícara de nozes tostadas e grosseiramente picadas

Brownie Diet
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira tamanho 33x23cm, com papel alumínio ou manteiga, deixando sobrar bordas nas laterais -para facilitar na retirada do bolo da assadeira.
Em uma tigela apropriada para microondas, junte a manteiga e o chocolate e leve por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.
Em uma outra tigela, bata os ovos e o adoçante até ficar cremoso. Adicione a mistura do chocolate e a baunilha. Adicione gradualmente a farinha e por último os pedacinhos de chocolate e as nozes.
Despeje a mistura na assadeira preparada e leve para assar por cerca de 25-30 minutos, até firmar. O seu interior ainda deverá estar bem pegajoso, molinho… para que quando esfrie, continue cremoso.
Esfrie por completo e só então retire o brownie da assadeira. Se quiser, deixe no freezer por uns 10 minutos depois de frio. Isto facilita na hora da retirada. Sirva em temperatura ambiente.


Bolo Divino... do Divinho.

Bolo do Divinho

Eis o bolo do aniversário de um mês do Divinho. Apesar de ter sido confeccionado com o atraso de alguns dias mediante insanidade da “nova” mãe de dois, visitas e trabalho, desejava celebrar esta data especial que marca um novo ciclo em minha vida e uma segunda fase de evolução neste blog.

Acredito que os chocólatras de plantão mais assíduos do pedaço, devem se recordar da primeira postagem deste blog: ano de 2007 – bolo de aniversário de um mês da primogênita Divinha – uma blogueira “peixe fresco” cheia de energia e encantada com o mundo novo da blogosfera. Anos se passaram e nesse meio tempo, muitas coisas boas aconteceram: viagens aqui e acolá, virei professora de chocolateria artesanal, tive o prazer de conhecer milhares de alunos queridos, doces primorosos marcaram presença nas festas de nossos clientes, pessoas amadas entraram na Divas.:.Chocolatria e um livro escrito, a ser lançado ainda este ano.

Coisas ruins e frustrações? Forget about it. Os dias são curtos e os anos voam. E eu não tenho tempo a perder! 😉

Bolo da Divinha
Bolo do Divinho

O bolo ficou um luxo de gostosura. Do tipo que dá vontade de comer mais de um pedaço… e todos os dias!:)

Ingredientes do bolo:
5 ovos
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1.3/4 xícara (chá) de farinha de amêndoas
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
160g (1 pote) de iogurte natural

Modo de Fazer:
Unte e polvilhe uma fôrma redonda, de cerca de 25 cms de diâmetro. Forre o fundo com um disco de papel manteiga, também untado e polvilhado.
Em um bowl, misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento em pó.
Separe as gemas das claras em neve. Misture as gemas com o açúcar refinado com o auxílio de um fouet. Adicione o iogurte natural e misture até obter uma mistura homogênea. Agregue a mistura das farinhas e misture delicadamente até incorporar.
Bata as claras em neve e adicione à mistura. Misture delicadamente, somente o suficiente para agregar.
Leve ao forno pré-aquecido a 180oC e asse por cerca de 40-50 minutos, ou até espetar um palito e este sair seco. Deixe esfriar por completo para só então fazer 2 cortes, obtendo 3 discos de bolo.

Recheio:
1 lata de doce de leite – cozinhei 1 lata de leite condensado na pressão por 30 minutos
raspas de 1 limão siciliano – essencial!!!!
50g de creme de leite

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes e reserve.

Bolo do Divinho

Para a crocância do recheio e cobertura:
1 pacote de crispearls dark Callebaut- bolinhas crocantes cobertas com chocolate belga. Utilizei mais ou menos metade do pacote

Para a ganache da cobertura:
270g de chocolate ao leite
180g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de glicose de milho – tipo “Karo”(opcional)
360g de creme de leite com 25% de gordura

Modo de Fazer:
Derreta os dois chocolates em um bowl em banho-maria ou na potência média do microondas, até obter uma mistura lisa e sem grumos. Adicione o creme de leite e a glicose de milho e misture até ficar homogêneo. Deixe cristalizar na geladeira por cerca de 30 minutos para só então aplicar.

Montagem do bolo:
Disponha um disco de bolo sobre o prato escolhido. Espalhe metade da mistura de doce de leite e cubra fartamente com crispearls. Deite o segundo disco de bolo, repita a operação e finalize com o último disco de bolo. Cubra todo o bolo com a ganache, alisando com o auxílio de uma faca lisa. Disponha o restante da ganache em um saco de confeiteiro descartável e corte a ponta, obtendo uma saída de cerca de 1,5cm. Faça bolas de ganache de tamanho aproximado de 3,5cm de diâmetro, contornando a superfície do bolo. Com o auxílio de uma colher, pressione sobre cada bola, fazendo um movimento em direção ao centro do bolo. Repita este processo com todas as bolas de ganache. Caso deseje, repita a operação em direção ao centro do bolo, como demonstrado na foto. Cubra as laterais com crispearls e caso deseje, polvilhe cacau em pó.

Bolo do Divinho


Cuscuz de tapioca e coco

Cuscuz de tapioca
Provavelmente uma das receitas mais fáceis do universo gastronômico. Me desculpem se ultimamente tenho postado apenas receitas simples neste cafofo. A cabeçorra anda agitada por conta das crias, horários alterados de sono e um ensaio tímido de volta às tarefas do trabalho. Devo-lhes confessar que o ócio quando curto, é deveras sedutor… ainda mais se acompanhado de uma coisa fofa que gorfa no teu ombro e se aconchega perfeitamente em seus braços.

Este cuscuz de tapioca envolve esforço quase nulo, mas proporciona um visual bonito e de sobremesa trabalhosa. Não envolve fogo, forno, tampouco geladeira. Apenas uma espátula para misturar e uma fôrma para modelar. Just… do it!

Ingredientes: receita extraída daqui
200g de tapioca granulada – comprada em supermercado
400ml de água morna
100g de coco desidratado em flocos, hidratado em 100ml de leite de coco – se quiser, pode ser o fresco
180g de açúcar refinado – usei 90g de açúcar light
Uma pitada de sal

Para finalizar:
Leite condensado a gosto
100g de coco desidratado em flocos, hidratado em 50ml de leite de coco

Modo de fazer:
Em um bowl, disponha a tapioca, o açúcar, o sal, o coco hidratado e a água morna. Despeje em uma fôrma de bolo inglês umedecida com água e abafe com um pano de prato por cerca de 40 minutos a uma hora. Passado este tempo, desenforme em um prato de servir. Despeje o leite condensado e decore com o restante do coco.

Cuscuz de tapioca


Petit Gâteau Diet

Petit Gateau Diet
I knooooowwwwwww… {dando pulinhos eufóricos}

Petit Gâteau do jeito que a gente sonha: chocolático, que escorre como ‘lava’ quando partido, com sabor de gordice total…e diet.

Mon Dieu.

Escolhi esta versão de minha parceira Nestlé para o Sr. Chocolatria e Divinha se aventurarem na cozinha no Dia das Mães. Queridos Marina Guedes, Gentil Donizete e toda equipe Nestlé Professional: vocês arrasaram.

Além de ser uma receita muito rápida no preparo e de fácil execução, fiz um teste que fez os meus olhos brilharem. Você pode estocar a massa crua na geladeira por 1 dia, congelar a mesma por até 3 meses* ou assar, desenformar os bolinhos um dia antes e na hora de servir aquecer a mesma por 15 segundos na potência alta do microondas. Voilá. Petit Gâteau Express e de lamber os beiços.

* Para congelar: Asse por apenas 5 minutos. Esfrie e congele em seguida. Para descongelar, deixe uma noite na geladeira e antes de servir, leve ao forno pré-aquecido por mais 5-7 minutos.
Petit Gateau Diet
Os únicos cuidados que você deve tomar são em relação ao tempo de refrigeração e de forno. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas, para que obtenha o efeito ‘lava’. Cuidado para não ultrapassar o tempo de forno, senão terás um bolinho de chocolate. No entanto, tempo de menos também pode significar um petit gateau que vaze por baixo. O ponto certo é formar uma fina película na parte superior da forminha, o suficiente para estruturar o seu bolinho, mas com o centro ainda líquido.

Ingredientes: para 4 petit gateau
150g de chocolate ao leite diet – utilizei Nestlé
65g de manteiga sem sal
2 gemas grandes
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) de adoçante de forno e fogão
15g de farinha de trigo
10g de cacau em pó
15g de farinha e aveia

Para servir:
Sorvete light

Modo de Fazer:
Em uma vasilha, peneire os ingredientes secos: farinha de trigo, cacau em pó e o adoçante. Adicione a farinha de aveia e misture bem. Reserve.
Em outra vasilha, derreta o chocolate cobertura diet e a manteiga em banho-maria ou na potência média do seu microondas. Adicione as gemas e os ovos e misture com o auxílio de um fouet até incorporar.
Junte a mistura de secos à de chocolate e misture até combinar. Despeje nas forminhas previamente untadas e polvilhadas com cacau em pó, deixando um dedo de folga até a boca. Leve para gelar por 3 horas.
Pré-aqueça o forno a 200oC. Apoie as forminhas em outra assadeira e leve para assar por cerca de 10 minutos. Desenforme em seguida e sirva com sorvete light.