Torta de brie com damasco
05, outubro 2014

Torta de brie com damasco

Torta de brie com damascoAs melhores e as piores coisas da vida são pessoas. Algumas são capazes de me enervar a ponto de me tirar noites de sono. Outras me fazem flutuar como se fosse um elefantinho cor de rosa nadando no mar.

Existe uma sinergia muito interessante na casa Chocolatria. É um entra e sai de pessoas constante. Durante a semana, existe uma correria natural de aulas e produção de encomendas e aos sábados, um lufa-lufa danado por conta da arrumação, produção, entregas e atendimento de nossa lojinha.

Oh boy… em certos momentos, não sei nem responder o meu nome ao certo, nem em que ano estamos. Mas devo confessar que sou uma afortunada. Sortuda por ter esse combustível de energia infindável vindo de pessoas fantásticas que me rodeiam. Sortuda por trabalhar em algo que amo e com possibilidades de crescimento ad infinitum. Muitos pesares e perrengues de vida me atazanam vez ou outra, mas felizmente tenho este equilíbrio que me faz acreditar em um futuro feliz.

BE POSITIVE!

Seja positivo, pois não existe nada mais chato do que pessoas retrógradas, invejosas ou com mania de aconselhar sem permissão. Viva a sua vida, siga os seus ideais e faça por favor esta torta de brie com damasco ♡

Esta torta foi feita no dia da loja Chocolatria e oferecida àqueles que passaram por ali. Ficou com um equilíbrio perfeito de doçura, leveza, a presença sofisticada do brie… um luxo. Não sobrou um pedacinho para contar história.

Base da torta:
240g farinha de castanha de cajú – pode ser de amendoim, de amêndoas…
50g de açúcar
100g de manteiga
Aproximadamente 50g de farinha para dar ponto

Como fazer: corte a manteiga em quadradinhos. Junte todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Desfaça a manteiga com o calor das mãos até obter uma massa homogênea. Como é uma massa gordurosa, acrescentei farinha até não grudar nas mãos. Espalhe sobre uma forma de fundo falso tipo “quilhe”, de cerca de 23 cms de diâmetro. Perfure toda a superfície da massa com um garfo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC até dourar. Ela vai estufar. Logo depois que sair do forno, vc pode modelá-la com uma espátula para um formato mais bonito de base. Deixe esfriar por completo para só então rechear.

Geléia de damasco:
250g de damasco
200g de açúcar
200g de água filtrada
Raspas de 1 limão
Suco de meio limão

Como fazer: pique finamente o damasco. Coloque o damasco, o açúcar e a água filtrada em um processador e bata até chegar na consistência de purê desejada. Despeje esta mistura em uma panela e leve ao fogo moderado para apurar e chegar no ponto de geléia. Adicione o suco de limão e raspa de limão. Deixe esfriar por completo para só então utilizar.

Mousse de brie:
135g de brie – utilizei o Ile de France e piquei com casca e tudo para potencializar o sabor
50g açúcar confeiteiro – se não tiver, pode ser o refinado,
200g de creme de leite fresco gelado

Como fazer: coloque o brie picado com o açúcar em uma batedeira e bata até ficar homogêneo. No meu caso, restaram alguns pedacinhos, que no final da conta achei que deu um efeito bacana. Feito este processo, adicione creme de leite fresco gelado e bata até aerar, chegando em um ponto de mousse. Reserve na geladeira até a montagem.

Montagem: Recheie a base de torta assada e fria com a mousse de brie, espalhando em toda a sua extensão. Por cima, despeje a geléia de damasco. Para decorar e adicionar uma textura extra interessante, salpiquei toda a superfície com lâminas de amêndoas.

Tenham um ótimo domingo!!!