“Concurso Cultural Receitas de Família”, Revista Casa e Comida: Crispy de arroz
05, agosto 2014

“Concurso Cultural Receitas de Família”, Revista Casa e Comida: Crispy de arroz

Crispy de arrozPrecisa-se de pouco para ser feliz.

Acho curiosa a inversão de valores nas gerações que segue. Às vezes tenho a impressão de que quanto mais se tem, mais insatisfeita é a pessoa.

Ruminei este pensamento outro dia, lembrando da minha infância escassa de mimos de valor. Hoje reconheço o esforço de minha mãe em providenciar guloseimas na cozinha que estavam ao nosso alcance, que nos satisfaziam plenamente de espírito a ponto de não cair em comparação com a grama do vizinho. Hoje, no alto dos meus 36 anos e mesmo tendo uma fartura de doces e chocolates ao meu redor, vez ou outra sou acalentada pela gostosa sensação lúdica-saudosista do sabor de infância.

Para mim, em momentos de inquietude, nada me confortaria mais do que um crispy de arroz com açúcar e canela.

A glamurização do doce lhe apetece?Crispy de arrozSão apenas sobras de arroz secos ao sol, às vezes por dias seguidos, até virarem pedrinhas translúcidas esturricadas. Assim, eram fritos por alguns segundos em óleo quente, até estufarem e virarem crocantinhos de arroz. Ainda quentes, eram coroados com uma fina camada de açúcar e canela.

Sensação plena de felicidade.

A porção diminuta, era compartilhada fraternalmente com os meus irmãos. Talvez, este ritual de preparo demorado, aliado a sobras eventuais de arroz, a disposição de minha mãe e a quantidade simbólica da guloseima, fortaleceram ainda mais a lembrança de que esta era sim, meus caros, “o doce” de minha infância.

Apesar da crocância do crispy ser um pouco exagerada e sua aparência rústica, comi um pequeno bowl e morri de amores ao resgatar uma textura até então esquecida pelas minhas papilas. Que belo jeito de começar a semana!

Esta é a minha participação para o concurso cultural de receitas de família, promovido pela revista Casa e Comida. Abaixo, mais informações sobre o concurso. Participe e boa sorte!!!
_____________________________________________________________________________________
Ingredientes e preparo:
Sobras de arroz cozido, secos ao sol ou forno bem baixo (temperatura semelhante a de um suspiro). É inverno e não temos sol para poder fazer este crispy a moda antiga. Sequei uma boa porção de arroz em forno de confecção a 120oC (fornos convencionais: temperatura mínima com porta entreaberta até secar e ficar durinho).

Quando estiver bem seco, você pode fritar em óleo vegetal quente. Rapidamente o arroz flutuará, sinalizando de que a fritura está pronta. Ainda quente, adoce com uma misturinha certeira de açúcar e canela. Na versão desta postagem, acrescentei um pouco de noz moscada para um toque diferenciado.Crispy de arroz_____________________________________________________________________________________
Prêmio Receitas de Família

Sobre o Prêmio Receitas de Família:

São nove categorias:

Aperitivos com queijo Faixa Azul (petiscos, entradas e finger food)
Salada
Massa
Carnes vermelhas
Aves
Peixes e frutos do mar
Comida vegetariana
Bolo
Sobremesa

Os vencedores de todas elas terão suas receitas publicadas na edição de aniversário de Casa e Comida, em outubro, e ganharão um ano de assinatura da revista e livros Receber com Charme. A melhor receita dentre as nove categorias ganhará uma viagem para Salvador, na Bahia.

Como participar:
Mande um e-mail para [email protected] No assunto coloque “Concurso Cultural Receitas de Família” e especifique a categoria em que se encaixa a sua receita.
– Explique-a, sem esquecer de dar as medidas dos ingredientes, modo de preparo, tempo e rendimento.
– Conte quem é o autor da receita – não são válidas receitas publicadas em livros, revistas, sites ou quaisquer outros veículos de comunicação.
– Escreva resumidamente a história do prato – como foi criado, quando foi feito pela primeira vez, que lembranças ele lhe traz etc.
– Preencha os seus dados pessoais: nome e endereço completos, data de nascimento, e-mail e telefone com DDD.
– Anexe uma foto da receita.
O prazo para o envio do e-mail é até 31 de agosto. Mensagens sem foto ou sem qualquer uma das informações pedidas acima serão desclassificadas.