Cheesecake de Chocolate
28, maio 2014

Cheesecake de Chocolate

Chocolate Cheesecake Enveredei no mundo dos chocolates pela fascinação por sua alquimia, plasticidade infinita e o poder mágico capaz de alterar o humor de um transeunte qualquer. Assim como o blog, o livro e o meu negócio, o novo espaço Chocolatria começa de forma despretensiosa, tímida e muito amor.

Desde janeiro, criei uma rotina diária de aulas e consultorias neste espaço. É uma rotina desgastante como qualquer outra profissão, mas extremamente gratificante. Aos sábados abrimos uma pequena e discretíssima lojinha para o meu público cativo, onde oferecemos doses cavalares de endorfinas regadas a chocolate quente. Em paralelo, toco a produção de doces que atende desde uma festinha de aniversário charmosa de uma criança a um casamento suntuoso.

Sempre imagino que estou no meu limite, mas a rainha do enrosco tem se superado a cada dia. Exaurida num dia, Fênix noutro e assim vamos indo. De tempos em tempos, um suspiro prolongado, uma requebrada no esqueleto e foco naquilo que realmente importa: aproveitar a nossa extraordinária vida efêmera e ordinária.

Tenham uma ótima semana!:)
Chocolate Cheesecake Cheesecake de Chocolate
Receita original extraída daqui.

Definitivamente não sou muito fã de cheesecakes assadas. Me desculpem, mas acho pesado e denso demais para o meu paladar. No entanto, esta é uma boa receita para os fãs de cheesecake. Apenas senti falta de um contraste de texturas e quebra de doçura. Framboesas ou morangos frescos seriam perfeitas e paradisíacas nesta receita!

Para a base:
125g de biscoitos amanteigados de chocolate
60g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de cacau em pó

Para o recheio:
175g de chocolate amargo picado
500g de cream cheese
150g de açúcar refinado
3 ovos grandes
3 gemas de ovos grandes
150g de creme de leite, misturado com
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 colher (chá) de cacau em pó dissolvido em 1 colher (sopa) de água quente
Chocolate Cheesecake Para a cobertura escura: opcional
100g de chocolate amargo picado – utilizei este chocolate
100g de creme de leite com 25% de gordura UHT
1 colher (chá) de glucose amarela

Para a cobertura de caramelo: opcional
100g de chocolate de caramelo – utilizei este chocolate
50g de creme de leite com 25% de gordura UHT
1 colher (chá) de glucose amarela

Modo de Fazer:
Para fazer a base:
Disponha os biscoitos, a manteiga e o cacau em um processador e bata até obter uma farofa úmida. Despeje em uma assadeira de cerca de 23 cms de diâmetro com fundo removível e pressione até formar um fundo de massa. Refrigere esta massa enquanto faz o recheio.

Para o recheio:
Pré-aqueça o seu forno a 180oC.
Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas na potência média, até obter uma massa lisa e sem grumos. Reserve.
Bata o cream cheese até amolecer. Adicione o açúcar aos poucos, misturando até incorporar. À parte, bata os ovos, gemas e creme de leite com limão em uma tigela e adicione à mistura de cream cheese.
Dissolva o cacau em pó em água fervente e adicione ao chocolate derretido. Misture e adicione, finalizando a massa de cheesecake.

Montagem:
Retire a forma com a camada de massa de biscoito da geladeira e encape o seu exterior muito bem com plástico filme e depois papel alumínio para vedar a entrada de água do banho-maria.
Apoie sobre uma outra assadeira maior e verta o recheio preparado sobre a massa. Leve ao forno, preencha a assadeira maior com água fervente e leve para assar por cerca de 45 -60 minutos. O topo da cheesecake estará firme, mas por dentro vc irá reparar que a massa ainda está molinha.
Retire do forno, desencape com cuidado e deixe esfriar por completo para só então desenformar.

Para fazer a cobertura:
Misture os cremes de leite nos seus respectivos chocolates derretidos e misture até obter duas ganaches fluídas e lisas. Adicione a glucose amarela e misture até incorporar. Verta as coberturas de forma disforme e mescle os dois tons com a ponta de uma faquinha. Chocolate Cheesecake