Bolo de fubá com banana caramelada
17, agosto 2014

Bolo de fubá com banana caramelada

Bolo de fubá e banana carameladaPessoa que só deseja “boa tarde” se almoçou, mesmo se o relógio acusa um horário vespertino e que tem a lúdica sensação de ter ganho um dia, se adormece ao longo do dia.

Esta sou eu.

Hoje foi um domingo que valeu por dois. Estou gripada e me sinto um frango atropelado, de pijama xadrez e com as vias nasais congestionadas. Acordei no horário costumeiro, me alimentei, assisti à TV, vi o céu cinza, funguei e adormeci. Acordei duas horas depois, me alimentei, vi garoa com sol e senti uma necessidade de carinho em forma de bolo. É impressionante como a sensação de ter um bolo assando no forno, melhora o astral da casa e o humor daqueles que aqui circundam. O dia, apesar de nebuloso, frio, doente, parece agora ser mais festivo.

Bolo de Fubá e Banana Caramelada

Ingredientes: baseado aqui

4 bananas nanicas fatiadas na longitudinal
canela em pó a gosto

Para o Caramelo:
1 xícara(chá) de açúcar
1 xícara(chá) de água

Para a Massa:
100 gramas de manteiga sem sal e amolecida
1 xícara(chá) de açúcar
2 gemas
2 claras em neve
1 pitada de sal
3/4 xícara(chá) de farinha de trigo
3/4 xícara(chá) de fubá
1+1/2 xícara(chá) de leite
1/2 colher(sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Para a calda de caramelo, derreta o açúcar em fogo alto até dissolver bem e ficar com um tom escuro (cuidado para não queimar). Abaixe o fogo e adicione a água. Misture bem até formar uma calda com aparência de Karo. Despeje esta calda no fundo de uma assadeira (não vai endurecer, ok?), Por cima, disponha as fatias de bananas e polvilhe canela em pó. A minha assadeira deve ter cerca de 25x20cms.

Massa: bata o açúcar com a manteiga e ovos, até obter uma massa homogênea e clara. Adicione, intercalando: farinha, fubá e leite. Misture o sal e o fermento e por último as claras batidas em ponto de neve.Despeje essa massa na assadeira reservada com o caramelo e as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido a (180°C) por aproximadamente 1 hora ou até ficar seco. Desenforme após 10 minutos de descanso.
Bolo de Fubá e Banana Caramelada
Depois de um pedação deste bolo acompanhado de uma xícara fumegante de chá verde me sinto melhor. E mais gorda. E mais feliz… oras bolas… Bom domingo para todos!

obs.: o bolo foi feito em parceria com Divinha!:)