Bolo de Chocolate e Abobrinha

Um dos bolos de chocolate mais gostosos, úmidos e densos que já comi, quem diria… leva abobrinha na massa. Apesar de uma boa quantidade do legume, acredite se quiser a sua presença é imperceptível e proporciona uma textura deliciosa.

A combinação de chocolate e abobrinha pode parecer um tanto inusitada, mas é muito apreciada fora de nosso país. Além de bolos, encontramos uma infinidade de receitas de pães, brownies, muffins e rocamboles. Será que com chuchu teria o mesmo efeito? 🙂

*Pop*

Sempre tenho a sensação de que uma bolha de ar estoura na minha cabeça, quando conheço novos horizontes ou idéias que saem do comum. Simplesmente j’adore tudo isso.

Ingredientes: baseado no blog Chocolate&Zucchini
240 g de farinha de trigo
60 g de cacau em pó
1 colher(chá) de bicarbonato de sódio
½ colher(chá) de fermento em pó
½ colher(chá) de sal
180 g de açúcar mascavo
115 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher(chá) de café instantâneo
3 ovos grandes
2 xicaras(chá) de abobrinha ralada com casca
200 g de chocolate meio amargo triturado no processador ou bem picadinho
canela em pó para polvilhar – caso deseje, faça uma calda de chocolate
a fôrma utilizada é da marca Nordicware

Modo de Fazer:
Pre-aqueça o forno a 180oC. Utilizei uma fôrma de aproximadamente 25 cms de diâmetro, untada e polvilhada.
Misture os secos: a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal.
Em outra tigela, misture a manteiga e o açúcar mascavo até obter uma mistura leve e macia. Adicione o café, os ovos e misture bem.
Em uma terceira tigela, combine a abobrinha ralada, o chocolate picadinho e cerca de 1/3 da mistura dos secos. Envolva a abobrinha com esta farinha, com o cuidado de não deixar esta mistura muito encaroçada.
Adicione o restante dos secos na mistura de manteiga e açúcar e misture bem até combinar. A massa ficará pesada. Adicione nesta massa a mistura de abobrinhas e misture o suficiente para obter uma mistura homogênea, mas cuidado para não misturar em excesso. Despeje na fôrma preparada e alise a superfície.
Leve ao forno por 40-50 minutos – o meu levou 55 minutos. Cuidado, pois se fizer o teste do palito, sempre ele sairá melecadinho por conta do chocolate derretido. Observar se a massa já formou a crostinha na superfície e não treme quando balança.
Retire do forno , deixe abafar por cerca de 30 minutos e só então desenforme. Sirva com canela ou calda de chocolate.

39 pensamentos em “Bolo de Chocolate e Abobrinha”

  1. Nossa, que gostoso tudo por aqui. Que delícia de blog, sensacional por demais! Vou cursar agora gastronomia pelo IESB em Brasília e a instituição é show de bola, o suporte, a estrutura e a atenção que eles dão a gastronomia é de dar ogurlho ao suporte da nossa classe. Continue com o blog, ele dá inspiração para várias coisas, e isso é demais.
    ABraços.

  2. Simone, estou doida para provar esse bolo. Já vi outras receitas, mas ainda não consegui fazer. A cor do seu bolo ficou tão linda e um aspecto tão bom que preciso fazer! bjs

  3. Nossa! Chocobrinha!
    Muito inusitada esta receita, mas fiquei curiosíssima para saber qual o sabor, como fica a textura.
    Tô copiando.
    abraço carioca

  4. Amiga de sagitário, você reapareceu.OOOOOOBBBAAAA!!!
    Si do céu, este bolo está mesmo inacreditável, parece que derrete na boca e com abobrinha??? Estou muuuito curiosa, acho que vou ter que fazer. AH, meu niver é dia 24. Outra coisa, em breve terei uma surpresa para VOCÊ no blog. Aguarde. Tchan, tchan, tchan…Bjka.

  5. Simoneeeeeee…. quase morri de vontade depois de ver esse bolo, preciso muito fazer!!!
    É uma ideia para o fim de semana que, finalmente como acabei mei TCC, vai estra livre!!! Ai vou defender amanhã!!!
    Quando eu fizer te dou um retorno de como ficou… Bjos bjos
    Jonas

  6. Si…querida…nunca vi nada mais inusitado..rss..amo chocolate, e vamos dizer…aprecio sim a abobrinha, agora os dois juntos…ai dá até medo !!!!! rsss…. parabens pelo blog e pela receita !!!!! bjs !

  7. Simone,

    Preciso fazer este bolo jáaaaaaaaaaa. Então, me tira duas duvidas: eu conheco dois tipos de abobrinhas, a italiana (mais cabeçuda) e a brasileira . Qualquer uma serve ??
    Coloca-se as sementes ??

    Bjs

    Ivani

  8. Oi Si, eu sempre como esse bolo e é muito gostoso mesmo, é um dos meus favoritos…vou fazer a sua receita pq tem alguns ingredientes a mais como o cafe e choco picado…que delecia!!!

  9. Si, será que se eu fizer esse bolo, fico com menos peso na consciência, já que ele leva abobrinha na massa? Talvez eu consiga enganar meu cérebro no regime…rs…
    Adorei a dica! Ah!!! Me ensina a fazer um doce com café? Pode ser até um brigadeiro… ando com umas vontades… coisas de gordinha, né? rs…
    Beijos, Trovones ;D

  10. A semana passada fiz pão de chocolate e abobrinha e ficou um dos melhores pães que comi 🙂 Em bolo ainda não experimentei mas já tenho umas quantas receitas para fazer!

  11. a receita é pra lá de inusitada pra mim, mas vou testar, AMOOOOOOOOO, essa sua forma, onde encontro uma pra compra, que marca ela é? bjs.

  12. simone tamebm ja fiz com chocolate e gostamos muito
    olha acho que esqueceste as quantidades de frutos secoa:-)
    beijinhos

  13. oi Chocolatica Simone
    Saudadona de passar por aqui.

    Inimaginável para mim esse bolo.
    Agora porem… Só imagino quando vou faze-lo. Me parece um sonho de lindo e gostoso.

    Grata sempre e beijão no coração.

  14. Simone,
    Fiquei tentada em fazer esse bolo pelo inusitado uso de abobrinha em doces. Minha curiosidade e principalmente minha gula foram totalmente compensadas fazendo o maior sucesso no meu trabalho (colegas são minhas cobaias). Graças a você, recebi os maiores elogios. Obrigada por partilhas suas deliciosas experiências.
    O próximo desafio será esse praliné de amêndoas que dá água na boca só de olhar a foto.
    Um grande abraço e desejo de contínuo sucesso.

  15. Z, eu fico encantando com as suas fotos, são demaisssssss!
    Claro graças também ao fruto do seu trabalho que são essas iguarias deliciosas, de babar mesmo! Parabéns sempre!!!
    Um grande beijo!

  16. A minha unica duvida é saber se o café dá diferença no sabor final.
    Vou fazer em breve.
    Gostei!!!

  17. Oi Simone, muito obrigada por dividir essa receita. Eu a fiz e realmente e um bolo divino!!!!! A cor, o sabor e a textura nao tem comparacao.

  18. Olá Simone, boa tarde!!! fiz este bolo ontem, e fez o maior sucesso!! Já havia visto essa receita há um tempinho.. confesso que tive medo do resultado final pois é a primeira vez que arrisco algo tão inusitado!!! e me surpreendi, ficou simplesmente um arraso!!! Parabéns pelo site Delícia!!!!

  19. Eu sou igual a você , Simone, “Sempre tenho a sensação de que uma bolha de ar estoura na minha cabeça, quando conheço novos horizontes ou idéias que saem do comum. ” É isso aí.Uma maravilha saber que existem mil e uma possibilidades nesse mundo.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *