Bolo de brigadeiro perfeito
20, julho 2014

Bolo de brigadeiro perfeito

Bolo de Brigadeiro Perfeito

Celebrações me fazem feliz. Só assim brecamos os nossos afazeres, rotina atropelada e direcionamos a nossa atenção às coisas que acalmam o nosso coração.

E outro dia foi aniversário de uma querida amiga, parceira de negócios e que alegra muito a minha rotina. Ela é do tipo que esbraveja sem pestanejar, te abraça sem vacilar, esmurra uma pessoa que te chateou… enfim, uma pessoa adorável e que amo muito.

Acredito que ela é uma das pessoas mais loucas por chocolate do planeta Terra. Portanto, não restava dúvidas em relação ao sabor do bolo. Em relação a decoração, imaginei inicialmente placas de chocolate, flores trabalhadas com bico de confeiteiro ou um bolo super colorido. No final das contas, os planos utópicos de decoração foram por água abaixo, mediante a passada express da aniversariante.

Um bolo espatulado com ganache sem grandes pretensões e polvilhado com cacau em pó, mini bexigas enchidos por Divinha e gritos de SURPRESA pela equipe era o que tínhamos para aquele momento. Mas após dois pedaços monstros de bolo devorados com prazer pela aniversariante, a esta altura de bochechas coradas, tive a certeza de que acertamos em cheio e alegramos muito a tarde de nossa amiga.

O bolo ficou com cara de gostoso e o sabor e a textura ficaram fenomenais. Foi um bolo feito em conjunto com as minhas meninas Chocolatria. Infelizmente não deu tempo de tirar fotos do bolo pronto, mediante euforia para os piques e urras de alegria, mas seguem imagens dos pedaços que vieram contar a sua história.
Bolo de Brigadeiro Perfeito

Ingredientes: peguei a base da receita do bolo em um blog americano, mas agora não recordo qual foi!:(

90g de chocolate meio amargo derretido
1+1/2 xícara(chá) de café coado forte, pronto e quente
500g ou 3 xícaras(chá) de açúcar refinado
300g ou 2+1/2 xícara(chá) de farinha de trigo
130g ou 1+1/2 xícara(chá) de cacau em pó
2 colheres(chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher(chá) de fermento em pó
1+1/4 colher(chá) de sal
3 ovos grandes
3/4 xícara(chá) de óleo vegetal
1+1/4 xícara de leite ou creme de leite, misturado a 1/4 xícara(chá) de suco de limão peneirado

Modo de fazer: bolo
Derreta o chocolate em banho-maria ou potência média do microndas. Junte o café quente e misture bem. Reserve.
Peneire em uma tigela os ingredientes secos: farinha de trigo, açúcar, cacau em pó, fermento, bicarbonato de sódio e sal. Reserve.
Bata os ovos até obter uma mistura clara e fofa. Adicione o óleo e adicione alternadamente partes da mistura de leite ou creme de leite azedo, a mistura de chocolate e café e partes da mistura de secos até findar e resultar em uma massa uniforme.
Divida a massa em duas assadeiras redondas, de diâmetro 25 cms e leve para assar por cerca de 25-30 minutos no forno pré-aquecido a 180oC, ou até que esteja assado. Depois de assados e frios, corte no sentido horizontal, para que cada bolo renda duas metades. Monte o bolo, intercalando as camadas de bolo com o recheio abaixo e finalize, decorando com a ganache.

Recheio de brigadeiro:
800g ou 2 latas de leite condensado
600g ou 2 latas de creme de leite
45g de cacau em pó ou 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
150g de chocolate meio amargo picado

Modo de Fazer – recheio de brigadeiro:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite e o cacau ou chocolate em pó e leve ao fogo até obter fervura. Após a fervura, abaixe o fogo, adicione o chocolate picado e cozinhe até obter o ponto de mingau mole. Deixe esfriar completamente.

Para a cobertura: optamos pela ganache, que proporciona um equilíbrio na doçura do doce final
500g de chocolate meio amargo derretido
300g de creme de leite UHT com 25% de gordura

Misture os dois ingredientes com o auxílio de uma espátula, até obter uma ganache lisa e brilhante. Deixe na geladeira até dar uma firmadinha, para que você consiga cobrir o bolo com facilidade. A cobertura foi aplicada com uma colher e alisada com as suas costas.

Para polvilhar:
Cacau em pó

Parabéns, querida amiga!! ♡