Blog

Taça de Brigadeiro

Hoje fiz uma sobremesa reunindo alguns ingredientes que tinha na minha geladeira. Ficou uma delícia e de visual bonito (veja na foto…a Lalinha também achou…rs). Infelizmente não tenho medidas…mas siga o seu feeling e vá entuchando coisinhas gostosas disponíveis em sua despensa.Não tem como ficar ruim, né?

Ingredientes:
Pão de ló esfarelado
Brigadeiro cremoso
Cerejas ao maraschino
Nozes picadas grosseiramente
Licor de cassis

Em uma taça de vidro, esfarelar a massa já assada de pão de ló. Umedecer com o licor de cassis , adicionar as cerejas e as nozes picadas. Cobrir com uma camada generosa de brigadeiro cremoso. Repetir a operação até preencher toda a taça. Enfeitar com pitangas de brigadeiro cremoso, uma cereja e polvilhar com cacau em pó.
*Para se fazer o brigadeiro cremoso (ou o chamado brigadeiro de colher) : Leve ao fogo alto em uma panela também alta (ele sooobe…), 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 xícara de chocolate em pó. Mexer sempre até levantar fervura (depois que ele começar a ferver, você não precisa mexer direto, pois agora não corre tanto risco de grudar no fundo da panela ). Cozinhar até atingir ponto de mingau grosso.

Compreiiiii!!!!

Saudações!!!
Ontem senti uma alegria danada ao receber esse livro maravilhoso do “Master of Universe” dos doces, mais conhecido como Pierre Hermé. Estou louca-ensandecida para testar algumas receitas! Pierre rules!!!

Salaminho de Chocolate

Essa receita é uma “das antigas” de meu caderninho de alquimia de guloseimas e fazia muito sucesso quando eu tinha um quiosque de chocolates. Houve um episódio engraçado certa vez…um cliente comeu o salaminho e gostou muito, tanto que ele retornou no dia seguinte para comprar mais um. Porém, não se recordava do nome do salaminho e erroneamente, pediu uma “linguicinha” para a minha funcionária. Para azar dele, eu estava do lado… e sou daquelas pessoas que riem (na verdade, praticamente gargalho) quando não pode.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
1 xic. de chocolate em pó
1/4 xic. de uvas passas cobertas de conhaque
1 xic. de castanhas do pará picadas grosseiramente
400 grs bolacha maisena picadas

Modo de Fazer:

Em um recipiente fundo (a mistura sobe bastante durante o cozimento) e próprio para microondas, misturar o leite condensado e o chocolate em pó. Levar ao microondas por 4 minutos (Potência Alta). Retirar com cuidado e misturar com o auxílio de uma espátula. Voltar ao microondas por mais 2 minutos e meio (acreditem em mim…rs). Retirar e adicionar em seguida as uvas passas com o conhaque, as castanhas do pará e as bolachas picadas misturando muito bem.
Abrir uma folha plástica ou papel alumínio (aprox. 30x40cm) limpo e próprio para culinária e distribuir a mistura no centro da folha e ao longo de seu comprimento . Como se fosse um rocambole, embrulhá-lo na folha plástica e ir moldando com as mãos no formato desejado. Levar ao freezer por no mínimo 4 horas, porém é interessante reforçar o seu formato com as mãos a cada hora. Desembrulhar o salaminho, polvilhar cacau em pó ou chocolate em pó e cortar fatias com uma faca grande e lisa. Essa receita é própria para ser embrulhada ou ser guardada na geladeira.
A receita original de salaminho é muito mais “seca” do que a minha (se assemelha à palha italiana), onde é possível moldar perfeitamente um gomo em formato de salaminho. Para o meu paladar, doce seco remete à doce velho…rs…resolvi incrementar esse docinho, dobrando a proporção de massa de brigadeiro e enriquecendo a mistura com castanhas e uvas passas “bêbadas”. Ficou o “ó do borogodó”.




Bolo de Crepes - Aniversário da Lalinha

Todo dia é um ótimo dia para se comemorar, não é mesmo? Principalmente quando se têm em casa uma linda baby e um lindo marido! A chegada da Lalinha (o nome dela certinho é Larissa) foi uma graaaande alegria não só para mim e o Marcelo, mas também para os vovós babões, tios, priminhos, papagaios e periquitos. A sensação de ser mãe é mágica… e o ambiente vira de festa! Bom, nada mais ” a ver” do que comemorar o seu aniversário de 12 dias (?!) com um bolo bem bolado.
Entrando no site da Patricia Scarpin*, me encantei com esse bolo de crepes!! Achei chiquééérrimo, desafiador e no mínimo devia ser delicioso! Como boa sagitariana, é claro que tinha que fazer algumas alterações…mas acho que deu certo e com visual bonito, pois este já foi até alvo de chantagem (“Só vou te visitar se você fizer “aquele” bolo).Deu no que deu…de tão bom, já o fiz 3 vezes! Agora preciso trocar o disco e variar de receitas, senão todos nós viraremos bolinhas…já que essa receita é tão boa quanto engordativa!!!!
Achei muito divertido fazer essa receita! Exige uma paciência de Jó no preparo das panquecas…mas se for encarado como uma brincadeira, você faz rapidinho e no final está até fazendo graça rodopiando-as no ar (ok,ok…muita pretensão de minha parte…rs). Em relação ao recheio, fiquei com preguiça de fazer o merengue e achei a quantidade de Nutella módica…por isso fiz as substituições! Ficou uma delícia!! O sabor é muito suave e saboroso!
E o melhor: é possível congelar os crepes (um em cima do outro, embrulhado em papel alumínio) e o recheio por um bom tempo! Quando você precisar de uma sobremesa requintada, é só descongelar em temperatura ambiente e montá-lo…você receberá os seus amigos sem estar exausta, descabelada e sem cara que deu um trabalhão para fazer essa receita de visual muito bonito.

Para a cobertura, preferi optar por uma receita básica de trufa de conhaque e polvilhar com cacau em pó.

Vamos à receita!

Bolo de crepes de chocolate

receita base de Martha Stewart*
receita base traduzida de Patricia Scarpin*

xícara medidora de 240ml

Massa dos crepes:
170g (¾ xícara) de manteiga sem sal gelada, picada
225g de chocolate meio-amargo
210g (1 ½ xícaras) de farinha de trigo
67g (1/3 xícara) de açúcar
½ colher (chá) de sal
600ml (2 ½ xícaras) de leite integral em temperatura ambiente
6 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Recheio de avelã:
400 ml de creme de leite fresco
300 g de açúcar
350 g de manteiga sem sal, em pedacinhos, amolecida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
140g (1 copo) de Nutella
1 pitada de sal
Cerca de 1 xic. (110grs) de avelãs picadas (que será salpicada sobre o recheio a cada 3 crepes)

Cobertura de chocolate:
250 grs de chocolate meio amargo
150 ml de creme de leite sem o soro
1 1/2 colher de conhaque

Modo de Fazer – Massa:
Ferva 60ml (¼ xícara) de água em uma panelinha em fogo médio-alto. Adicione a manteiga, 1 pedaço por vez, mexendo bem com um fuê a cada adição. Retire do fogo e junte o chocolate. Mexa até dissolve-lo completamente. Reserve.Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela média. Em outra tigela média, misture bem o leite, os ovos e a baunilha. Junte esta mistura à mistura de farinha aos poucos, mexendo até que fique uma mistura lisa. Adicione o creme de chocolate e mexa até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira e descarte quaisquer carocinhos. Coloque a massa numa tigela bem fechada (tipo Tupperware) e refrigere por 2 horas ou de um dia para o outro.Aqueça uma crepeira/frigideira anti-aderente de 20cm em fogo baixo e pincele com manteiga derretida – aqui fiz uma alteração. Os crepes que saíram destruídos foram feitos com a crepeira untada. A partir do momento que parei de untar não perdi mais nenhum crepe.Coloque porções de massa na crepeira – usei uma concha com capacidade para 3 colheres (sopa) – e frite-os em fogo baixinho, virando depois de aprox. 30 segundos, ou quando as beiradas já estiverem secas. Frite o outro lado também.Coloque os crepes prontos em um prato e continue repetindo o procedimento até a massa acabar.Os crepes podem ser guardados na geladeira, cobertos com filme PVC, por 1 dia – retire-os um pouco antes de começar a montar o bolo.Rend.: 32 crepes.

Modo de Fazer – Recheio:
Bater o creme de leite fresco em chantilly e reservar na geladeira. Bater a manteiga amolecida, juntar o açúcar, a baunilha e o sal. Juntar a Nutella, batendo até que esta mistura fique homogênea. Verter essa mistura sobre o chantilly e misturar com o auxílio de uma espátula. Levar à geladeira por 30 minutos, até firmar.

Modo de Fazer – Cobertura:
Derreter o chocolate meio amargo em banho-maria ou em microondas (potência média – 50% – por aproximadamente 2 minutos). Misturar o creme de leite e o conhaque ao chocolate com o auxílio de um fouet , até ficar homogêneo.

Montagem do Bolo:
Para montar o bolo, coloque um crepe num prato de bolo. Espalhe cerca de 3 colheres (sopa) de recheio e cubra com outro crepe.Salpique as castanhas picadas a cada 3 massas de crepe, para um efeito crocante. Continue o procedimento até acabar o recheio e os crepes, terminando com um crepe.Leve à geladeira por 15 minutos ou até que esteja firme. Cobrir com a ganache e polvilhar com cacau em pó.